Eletroencefalograma

O exame de eletroencefalograma é um dos principais exames solicitados na prática neurológica e medicina do trabalho, serve para medir a voltagem resultante da ação (função) das células neuronais do cérebro, permitindo o seu registro através de ondas em um gráfico que posteriormente é analisado por um médico neurologista capacitado.

O eletroencefalograma é um exame que demora pouco, em média 20 minutos, e é realizado através da colocação de diversos eletrodos ao redor do crânio do paciente que se submeterá ao exame de eletroencefalograma. Ao medirem a ação neuronal, os eletrodos permitem a elaboração de um gráfico (registro das ondas de atividade cerebral), porém hoje em dia essas ondas já são plotadas diretamente no computador, que permite a avaliação da atividade cerebral em suas diferentes áreas.

Nos dias de hoje o exame de eletroencefalograma é feito, em sua maioria, com equipamentos modernos e geralmente são digitais, apresentando alta precisão e praticidade na emissão dos laudos. Apesar de datar da primeira metade do século XX, o exame de eletroencefalograma ainda é muito solicitado e, mesmo com os avanços tecnológicos muito frequentes na medicina moderna, a sua essência ainda é a mesma, bem como as suas múltiplas indicações dentro da clínica neurológica. Em comparação com outros métodos de avaliação neurológica, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, o eletroencefalograma apresenta algumas desvantagens, porém a praticidade da realização do exame, o baixo custo e a sua rapidez tornam o exame de eletroencefalograma um exame rotineiro no dia a dia da prática neurológica.

O exame de eletroenfecalograma é bastante solicitado, atualmente, para a liberação do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) para pacientes que estão ingressando em alguma empresa ou nova atividade, pois dependendo da sua função e dos riscos aos quais o funcionário está exposto, se faz necessário um estudo prévio da função e atividade cerebral do mesmo.

As patologias comumente avaliadas pelo eletroencefalograma são:

- Epilepsia;
- Avaliação de coma;
- Encefalopatias;
- Avaliação das doenças do sono;
- Pesquisas acadêmicas.

NOSSOS EXAMES E PREPAROS

Indicações: diagnóstico e monitorização da epilepsia, diagnóstico e monitorização das encefalopatias, investigação de déficit de memória e mau rendimento escolar.

Preparo: somente limpeza rotineira dos cabelos secando-os completamente. Os cabelos devem estar desengordurados e secos antes do exame. Não é necessário dormir durante o exame, logo não há necessidade de restrição do sono.

Indicações: diagnóstico e monitorização da epilepsia, diagnóstico e monitorização das encefalopatias, investigação de déficit de memória e mau rendimento escolar.

Preparo: somente limpeza rotineira dos cabelos secando-os completamente. Os cabelos devem estar desengordurados e secos antes do exame. É necessário dormir durante o exame, logo há necessidade de restrição do sono, ou seja, o paciente deve ser acordado às 4 horas da madrugada na noite anterior ao exame, e manter-se alerta até o momento e durante a realização do mesmo.

Por que escolher o Clínica São Francisco de Assis?

Nosso centro médico se diferencia por 4 pilares básicos que norteiam nossa forma de pensar medicina e que são nossos diferenciais:

- Qualidade, inauguramos nossos serviços por meio da atração de médicos clínicos gerais de excelente formação e atuantes nos melhores hospitais e instituições de saúde do Rio de Janeiro.
- Acessível, disponibilizamos nossos clínicos gerais a preços populares.
- Completos, além de consultas com médicos especialistas, disponibilizamos vários exames que podem ser realizados no mesmo dia da consulta.
- Eficiência, além de conseguir uma consulta com seu médico clinico geral, nossos processos são eficientes para uma rápida consulta e diagnóstico.

AGENDE SEU ATENDIMENTO AGORA MESMO!